O credit score, também conhecido como score de crédito ou pontuação de crédito é um dos recursos de consulta muito utilizado por instituições financeiras na concessão de crédito.
O score define por muitas vezes a liberação de empréstimos e financiamentos. Caso essa pontuação esteja muito abaixo, provavelmente terá negado o seu pedido. Como se trata de uma empresa ela quer diminuir o máximo dos riscos de um eventual futuro, você não vim à honrar com os seus compromissos. Ela antecipa-se e prever a sua condição de bom pagador.
Por isso é bom sempre honrar com seus compromissos, acredite o banco sabe de tudo. Eles têm recursos inimagináveis para conseguir esses dados através de parceiros; entre outros bancos, operadoras de cartões de créditos, lojas de varejos, prestadoras de serviços e etc.
Ter nome limpo apenas não basta, é preciso ser bom pagador. Os bancos sabem se você faz os pagamentos em dia ou até mesmo antes do vencimento, qual o tipo de imóvel que você mora atualmente, o automóvel que é utilizado, até mesmo o bairro onde você mora. É um verdadeiro diagnostico financeiro que eles fazem e estabelecendo assim o seu perfil para concessão de crédito.
O score funciona através de uma pontuação que vai de 0 a 1000, a partir dessa pontuação, eles definem um cenário do cliente se torna um inadimplente.
A classificação é feita da seguinte maneira:
0 a 300 pontos — alto risco de inadimplência.
Se caso você estiver nessa faixa de risco, dificilmente conseguirá acesso ao crédito.
301 a 700 pontos — risco médio de inadimplência.
Nesta faixa, as empresas já consideram uma chance maior para concessão de crédito. Logicamente, quanto mais próximo estiver dos 700 pontos, maior chance terá de conseguir crédito.
701 a 1000 pontos — baixo risco de inadimplência.
Se você está nessa faixa de pontuação pode se considerar privilegiado, o seu score é considerado ótimo e o habilita a conquistar crédito. Desde que, notoriamente, atenda aos demais requisitos exigidos pela empresa.
Quais fatores influenciam para ter um bom score de crédito:
- Pagar as contas em dia;
- Não ter histórico de dívidas negativadas;
- Ter um bom relacionamento financeiro com empresas
- Manter os dados cadastrais atualizados na base do Serasa Score.
- Sempre que possível, pague suas contas antes do vencimento. (Essa atitude demostra ao mercado em geral que você é um consumidor consciente e que planeja e organiza o seu orçamento de maneira eficiente)
- Manter o nome limpo
- O cartão de crédito é seu aliado (porém evite atingir mais de 30% do limite, isso demostra controle financeiro e aumenta sua pontuação)
Você poderá consultar de forma gratuita sua pontuação através do site do Serasa.
Link abaixo para consulta
Fazer o seu cadastro positivo no Serasa
O cadastro positivo nada mais é seu histórico de pagamentos de contas diárias e mensais, quando você faz o seu cadastro positivo no Serasa suas contas pagas começam a ser computadas no seu cadastro, gerando um histórico de bom pagador e consequentemente aumentado sua pontuação no Score.